Anatel considera bloqueio de lojas online como Amazon e Mercado Livre no Brasil

Matheus Felipe
3 min
Anatel considera bloqueio de lojas online como Amazon e Mercado Livre no Brasil
Presidente da Anatel, Carlos Baigorri / Crédito: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Os sites da Amazon e do Mercado Livre podem evitar bloqueios completos no Brasil se não cumprirem as diretrizes da Anatel para combater a venda de celulares irregulares . A declaração foi feita pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em entrevista coletiva realizada em Brasília. Embora Baigorri tenha admitido que essa seria uma “medida extrema”, ele não descartou a possibilidade caso as plataformas não se alinhassem à legislação.

Por que o bloqueio é considerado?

Baigorri explicou que o bloqueio poderia afetar até mesmo lojas que não vendem produtos de telecomunicações. Ele comparou a situação a uma loja física que seria fechada caso vendesse produtos irregulares, mesmo que também comercializasse itens regulares.

Quais são as avaliações previstas?

A Agência Nacional de Telecomunicações publicou recentemente uma normativa para o mercado online de smartphones, que prevê multas que variam de R$ 200 mil a mais de R$ 6 milhões, além de outras sanções, como a restrição de venda de determinados produtos. O bloqueio total dos sites não é explicitamente observado, mas é uma possibilidade que a agência considera.

Qual é o impacto dos celulares irregulares?

Segundo estimativas da indústria de eletrônicos, cerca de 25% dos aparelhos comercializados no Brasil são irregulares. Esses dispositivos não passam por testes adequados, não pagam todos os impostos devidos ou não incluem complementos na embalagem. O superintendente da Anatel, Vinícius Caram, alertou que esses aparelhos representam riscos à saúde e segurança, podendo causar problemas elétricos e até explosões.

Qual é a posição das empresas?

A Amazon se manifestou surpresa com a decisão da Anatel, afirmando que não reflete os esforços colaborativos da empresa junto à agência. A Amazon destacou medidas como varreduras frequentes e a suspensão de vendedores irregulares.

O Mercado Livre , por sua vez, afirmou que remove produtos identificados como irregulares e notifica os vendedores, que podem até ser banidos definitivamente. A empresa reforçou seu compromisso de colaboração com a Anatel e os fabricantes de celulares.

O que esperar nos próximos 30 dias?

Os próximos 30 dias serão cruciais para determinar se a Amazon e o Mercado Livre seguirão o plano de conformidade estabelecido pela Anatel. Além dessas duas gigantes, outras varejistas como Americanas , Carrefour , Casas Bahia , Magazine Luiza e Shopee também estão sob monitoramento, com a possibilidade de mais empresas serem incluídas no futuro.

A Anatel busca um equilíbrio entre a regulação do mercado e a proteção do consumidor, enquanto as plataformas de vendas online tentam ajustar suas operações para evitar avaliações severas.

Deixe seu comentário

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você.

Compartilhe este artigo
Siga:
Matheus Felipe é criador de conteúdos em blogueirinho.com, tem 32 anos, mora em Brasília. Formado em Assistente Administrativo, Designer Gráfico e Marketing Digital. Desde 2006 contribui para a internet com conteúdos valiosos e criativos. Faz análises detalhadas de smartphones da Xiaomi, POCO, Apple iPhone, Samsung Galaxy e Motorola, ajudando você a escolher o melhor celular com informações precisas.
Fechar